O governo do Maranhão confirmou o primeiro caso de Covid-19 provocado pela variante do coronavírus detectada pela primeira vez na Índia. Ela foi identificada em um paciente indiano que deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís na semana passada.
O secretário de Saúde, Carlos Lula fará esclarecimentos sobre navio, destinado ao Porto da Vale, que está ancorado em alto mar com pacientes atingidos pelo coronavírus em entrevista coletiva na manhã de hoje.
O governo do Maranhão informou no domingo que foi notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a hospitalização do paciente, um homem de 54 anos, tripulante do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no estado.
Segundo as informações divulgadas no domingo, um teste já havia confirmado o diagnóstico, mas ainda não havia sido identificada qual cepa do coronavírus causou a doença. Uma amostra do vírus foi enviada ao Instituto Evandro Chagas para realizar o sequenciamento genômico.
Será realizada uma coletiva de imprensa com Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão, nesta quinta-feira, para tratar do assunto.
A variante indiana B.1.617 foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “preocupação global”.
— Existe alguma informação disponível que indica uma transmissibilidade acentuada [da variante indiana] — disse Maria Van Kerkhove, autoridade técnica da OMS em Covid-19, em uma entrevista coletiva na semana passada.
Avaliação clínica dos tripulantes
O paciente de 54 anos que começou a ter sintomas no dia 4 de maio, apresentando febre. “Procedimentos médicos foram realizados previamente à sua remoção para o hospital, no dia 13 de maio, mas os sintomas persistiram. A remoção do paciente foi realizada por meio de helicóptero por determinação médica”, informou comunicado divulgado por Calos Lula no domingo.
0 Comentários
O titular deste blog não se responsabiliza pelos comentários aqui feitos, por tanto, seja moderado e não ofenda ninguém!