Palestra sobre inclusão do autista |
A secretaria de Saúde em parceria com o PSE e Núcleo de Apoio a família-Nasf, realizaram mais uma palestra, desta vez com professores, coordenadores e gestores da escola São José Operário abordando o tema, " Inclusão do autista na rede regular de ensino".
Para a fonoaudióloga do NASF, Alderina Teixeira, as escolas devem atender aos princípios constitucionais e proporcionar os meios necessários para efetivação de uma educação de qualidade e respeito às diferenças para todos os seus alunos. "É notória a necessidade social de aprender a viver na diversidade, por isso, faz-se necessária uma nova concepção de ensinar e de aprender" destacou.
"A prática inclusiva dos alunos com deficiência nas classes comuns das escolas regulares é desafiadora e gera muitas dúvidas para pais, profissionais da educação e à própria sociedade. Importa ressaltar que a inclusão não pode ser reduzida unicamente à inserção dos alunos com deficiências no ensino regular e que uma prática inclusiva deve permear todo o processo educacional, bem como o envolvimento de toda a comunidade escolar. É fundamental o reconhecimento dos ritmos e diferenças entre os alunos para que todos tenham as suas especificidades atendidas", apresentou Cristiane Cavalcante, coordenadora do PSE.
"Embora o processo de inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista em classes comuns da rede regular de ensino não seja uma tarefa fácil, é importante avançar na construção de uma prática pedagógica que contemple as especificidades desse público", finalizou Nicoly Mesquita, secretaria de Saúde.
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